POR QUE CINTIA E NÃO MARIANA? FORMANDO LEITOR DE LITERATURA NA CONTEMPORANEIDADE

Francisco Neto Pereira Pinto

Resumo


Trata-se de uma reflexão sobre a leitura literária realizada por alunos de uma turma de escola pública de Ensino Médio e, ao mesmo tempo, sobre o processo de ensinar literatura conforme desvelado na prática da professora Maria, enfantizando, em especial, o processo de identificação que se estabelece entre aquele que lê e o que é lido. Os resultados indicam que a professora escolhe os livros que acredita ter potencial de ressoar na subjetividade de seus alunos e eles, por seu turno, correspondem aos esforços, se empenhando, de fato, na leitura literária. A conclusão a que chegamos é que, quando arranjada a situação, os alunos leem sim literatura, e gostam. Assim sendo, o texto é um testemunho de que, em meio a tão propalada crise do ensino da literatura, experiências exitosas estão acontecendo, o que pode, certamente, muito nos ensinar.


Palavras-chave


Leitura literária; Ensino de literatura; Prática Docente.

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