A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Resumo
Este artigo tem como objeto as relações entre a literatura e a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O texto tem como objetivo defender e justificar a necessária presença de textos literários desde o começo do processo de alfabetização das crianças, apoiado na experiência prática da constituição de bibliotecas de sala, do desenvolvimento de círculos de leitura e da formação de comunidades leitoras na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Como perspectiva teórica, parte-se do conceito de prática cultural, de Roger Chartier, das relações entre oralidade e alfabetização, pensadas a partir de Claudemir Belintane, das comunidades leitoras, apoiadas em Marlène Lebrun, e da definição de literatura como direito e como organizadora do caos, desenvolvida por Antonio Candido.
Palavras-chave
Formação de Leitores; Comunidade Leitora; Leitura Literária
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.

O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.