EM CÂMARA LENTA, DE RENATO TAPAJÓS – ENTRE O NARRAR E O LEM-BRAR: A TENTATIVA DE (RE)CONSTRUÇÃO DE UM PASSADO SILENCIADO

Sandra de Fátima Kalinoski

Resumo


O presente artigo aborda o drama das vítimas da Ditadura Militar brasileira (1964-1985) a partir da observação da dificuldade encontrada de lembrar para narrar o ocorrido. Através do discurso do narrador-personagem de Em câmara lenta (1977), de Renato Tapajós, busca-se trazer à luz as cicatrizes deixadas na memória das vítimas deste período violento, perceptíveis através de uma narrativa que se mostra problemática ao apresentar uma escrita em fragmentos e um discurso conturbado e deficitário. O que se pode inferir é que a fragmentação observada na narrativa é a materialização de uma mente confusa e abalada pelas lacunas da memória, ocasionadas pela violência praticada em relação a todos que se mostrassem contrários ao sistema opressor.

 


Palavras-chave


Ditadura Militar; violência; memória; esquecimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.