CIVILIZAÇÃO E HISTÓRIA LITERÁRIA: NOTAS EM TORNO DO “ENSAIO HISTÓRICO SOBRE AS LETRAS NO BRASIL”, DE VARNHAGEN

Jaime Ginzburg

Resumo


Em 1850, Francisco Adolfo de Varnhagen publicou o primeiro tomo do Florilégio da Poesia Brasileira, volume caracterizado pela apresentação de uma coletânea de textos literários de diversos autores. A Introdução recebeu o título de “Ensaio histórico sobre as Letras no Brasil”[1].

            Uma das principais ideias do texto consiste em que, durante a colonização portuguesa, as letras não teriam sido trazidas, em razão de que os interesses que motivaram o processo colonizador eram delimitados pela busca de “fortuna” (VARNHAGEN: 1998, 230). Essa perspectiva condicionada por fatores econômicos não corresponderia, de acordo com o autor, à expectativa de “glória imortal” por parte dos letrados (Idem, 230).


[1] Foram consultadas duas edições: o volume original do Florilégio da poesia brasileira, publicado em Lisboa, em 1850; a transcrição do “Ensaio histórico sobre as Letras no Brasil”, com a ortografia atualizada, exposta no volume O berço do cânone, do qual foram extraídas as citações.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.