SOB O SIGNO DA VIOLÊNCIA: O PERCURSO DE SENTIDO EM “O MENINO EM FUGA”, DE ANATOLE RAMOS
Resumo
Fundamentados na proposta metodológica do percurso gerativo de sentido de Greimas (1966; 1975; 2011; 2017), este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise semiolinguística do conto “O menino em fuga”, de Anatole Ramos. Apresentamos, inicialmente, uma breve abordagem da teoria greimasiana, seus conceitos e instrumentos de análise. Em seguida, examinamos os três níveis do percurso gerativo: fundamental, narrativo e discursivo a fim de evidenciarmos seu processo de significação. Como resultado, o conto analisado deixa evidente sua narratividade sob o signo da violência, ou seja, do que leva o menino a fugir. Além disso, o conto apresenta uma importante oposição semântica opressão vs. liberdade, cuja tematização e figuratização perpassam todo a narrativa, o que também nos remete à fenomenologia da finitude por meio da presença de imagens simbólicas que alimentam o imaginário do medo, sendo esta parte da dimensão mítica do texto literário.
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