SOB O SIGNO DA VIOLÊNCIA: O PERCURSO DE SENTIDO EM “O MENINO EM FUGA”, DE ANATOLE RAMOS

Jorge Lucas Marcelo dos Santos, Veralúcia Pinheiro

Resumo


Fundamentados na proposta metodológica do percurso gerativo de sentido de Greimas (1966; 1975; 2011; 2017), este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise semiolinguística do conto “O menino em fuga”, de Anatole Ramos. Apresentamos, inicialmente, uma breve abordagem da teoria greimasiana, seus conceitos e instrumentos de análise. Em seguida, examinamos os três níveis do percurso gerativo: fundamental, narrativo e discursivo a fim de evidenciarmos seu processo de significação. Como resultado, o conto analisado deixa evidente sua narratividade sob o signo da violência, ou seja, do que leva o menino a fugir. Além disso, o conto apresenta uma importante oposição semântica opressão vs. liberdade, cuja tematização e figuratização perpassam todo a narrativa, o que também nos remete à fenomenologia da finitude por meio da presença de imagens simbólicas que alimentam o imaginário do medo, sendo esta parte da dimensão mítica do texto literário.


Palavras-chave


Semiótica; Análise semiolinguística; O menino em fuga; Anatole Ramos.

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