LEITURA DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Sheila Oliveira Lima, Tatiele Jesus Faria

Resumo


A leitura do texto literário canônico ainda é uma prática de difícil implementação nas escolas da educação básica, seja pela falta de acervo, seja pelas ausência de práticas de mediação. Neste trabalho, é apresentada uma proposta de formação de leitores voltada para estudantes do 9o ano, centrando-se na exposição de práticas relativas a dois contos: “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, e “Uma vela para Dario”, de Dalton Trevisan. A partir dos resultados do projeto, realiza-se uma análise dos efeitos que a mediação pode produzir na formação de leitores mais críticos e conscientes, habilitados a melhor aproveitar o potencial criativo e reflexivo oferecido pela literatura canônica. A proposta de mediação e a análise de seus resultados baseiam-se, primordialmente, em estudos realizados por Jouve (2013), Rouxel (2013), Colomer (2007) e Andruetto (2017).


Palavras-chave


Leitura Literária. Formação de Leitores. Ensino Fundamental. Machado de Assis; Dalton Trevisan.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.