JOÃO ROMÃO, JERÔNIMO E MIRANDA: amostras da formação de uma identidade nacional

Denise de Quadros

Resumo


Compreender processo de formação das identidades culturais faz-se cada vez
mais pertinente em um mundo em que o processo de interação entre os povos é uma constante. Para tanto, é no passado e na literatura que algumas respostas podem ser encontradas. O processo de assimilação de uma nova cultura, de fusão com o novo país, de encontro entre diferentes, foi descrito com riqueza de detalhes por Aluízio Azevedo, em O Cortiço. João Romão, Jerônimo e Miranda são exemplos de como imigrantes assimilam a cultura e (re)constroem, a partir daí, sua identidade cultural.

JOÃO ROMÃO, JERÔNIMO AND MIRANDA: samples of the formation of national identiy

Understanding cultural identity formation process is more and more relevant in a world marked by continuous interaction among different cultures. History and literature provide us some answers to this quest. The process of assimilation of a new culture, and the encounter with the other was portrayed in Aluízio Avezedo´s O Cortiço in minute detail. João Romão, Jerônimo and Miranda are examples of how immigrants assimilate culture, (re)constructing their cultural identity.

 


Palavras-chave


Identidade. Cultura. Imigração.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.