“VÓS, QUE CONHECEDES A MIM TAM BEM...” - AS SOLDADEIRAS

Márcio Ricardo Coelho Muniz

Resumo


O presente texto é fruto de uma primeira aproximação ao universo de uma importante personagem do corpus poético satírico galego-português: as soldadeiras. Merecedoras da atenção de número significativo de trovadores, as soldadeiras ainda têm existência enigmática para a crítica especializada, que muito pouco se dedicou a revelar o papel que desempenhavam, as características com que foram descritas e os significados das cantigas a elas dedicadas. Este texto é o início de uma caminhada em busca de um melhor e maior conhecimento sobre as soldadeiras.

“VÓS, QUE CONHECEDES A MIM TAM BEM...” – TROTTOIR AND TROUBADORISM

This text is the result of a first approximation to the universe of a major character in the satirical Galician-Portuguese poetic corpus: the soldadeiras. Deserving the attention of a significant number of troubadours, the soldadeiras still have an enigmatic existence for criticism. Little is known about these women’s role, their caracteristics and the meaning of the songs dedicated to them. This text isthe beginning of a journey in search of better and greater unterstanding about the soldadeiras.


Palavras-chave


Poesia medieval. Sátira. Soldadeiras. Trottoir. Trovadorismo.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.