LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA COMO DISPARADORA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LITERÁRIOS

Marta da Conceição de Paula, Terezinha Fernandes

Resumo


O artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado com crianças do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, com o objetivo de analisar os letramentos digitais e literários em uma prática pedagógica de transmidiação literária. A metodologia utilizada é a pesquisa-formação na cibercultura em Santos (2014), por meio da qual buscamos o diálogo entre as apropriações das dimensões dos letramentos digitais e literários mobilizadas pelas crianças com as atitudes antirracistas propostas por Ribeiro (2019). Os resultados mostraram que a narrativa transmídia da obra literária possibilitou um processo formativo dialógico e reflexivo com relação às noções de gênero, raça e classe. Concluímos que a literatura infantojuvenil negra é importante nas práticas pedagógicas e formativas de crianças e professores, pois oportuniza desenvolver a leitura crítica a respeito da racialização dos espaços de poder, identidades, preconceitos e estereótipos que compõem o imaginário social, ampliando as perspectivas históricas.


Palavras-chave


Literatura infantojuvenil negra. Letramentos digitais e literários. Educação antirracista. Pesquisa-formação.

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