LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES

Robson Loureiro, Taynara Batista da Silva

Resumo


Este artigo problematiza a categorização feita pelo mercado editorial brasileiro acerca do que é literatura infantojuvenil. Apresenta os livros infantojuvenis mais vendidos durante dez anos, no Brasil, conforme os dados publicados pelo portal PublishNews. A partir da contribuição de Adorno e Horkheimer, recorre aos conceitos de indústria cultural e semiformação, elege como corpus analítico dois livros circunscritos na categoria “infantojuvenis” presentes na lista de mais vendidos em 2018 e 2019 do portal PublishNews, a saber: Aventuras na Netoland com Luccas Neto e Brincando com Luccas Neto. Argumenta que as obras em questão são instrumento de alienação e industrialização da experiência estética, ignora os estudos (Zilberman, Lajolo, Hunt) no campo da literatura infantil e juvenil e das discussões inerentes à humanização (Candido,Saviani) do leitor diante da leitura por meio de um conteúdo pautado no incentivo ao mero consumismo. Conclui que os livros do youtuber, embora embalados de forma aparentemente diferente, não passam do mesmo produto e não oferecem aspectos que ampliem a experiência literária.

Palavras-chave


Indústria Cultural. Semiformação. Youtuber. Literatura Infantil. Literatura Juvenil.

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