IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA

Suelen Bourscheid, Jordana Wruck Timm

Resumo


O artigo versa sobre a identidade docente, no que tange as múltiplas facetas dos saberes docentes e das identificações do ser professor, a partir do que está publicado na literatura vigente. A docência exerce um importante papel para a construção do conhecimento e do desenvolvimento de indivíduos na sociedade. Nesse sentido, é imprescindível que os docentes se tornem agentes de mudança e propulsores de aprendizagens. O objetivo geral deste artigo consiste em investigar e analisar, na literatura, as diversas dimensões da identidade docente, explorando as múltiplas facetas dos seus saberes e as identificações que compõem o ser professor. O delineamento metodológico consiste em apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo, quanto ao seu objetivo como descritiva, com pesquisa bibliográfica e com a análise qualitativa. A identidade docente é o encontro do professor com a sua história de vida, da sua relação com o trabalho, com o meio social, contexto escolar e com os elementos que possibilitam construir saberes.


Palavras-chave


Literatura; Identidade Docente; Identificações; Saberes Docentes.

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