AUGUSTO MEYER, A CHAMINÉ E O SENHOR FEUDAL

Carla Cristiane Martins Vianna

Resumo


O presente artigo tratará de realizar uma análise da obra lírica publicada por Augusto Meyer em 1926, intitulada Coração verde, estabelecendo uma leitura que se orienta pela busca do entendimento do procedimento autoral do poeta frente ao trabalho com o engenho poético no que diz respeito às inovações formais e ao tratamento dado à temática do cenário urbano naquele início de século. Desse modo, o diálogo entre a matéria local e o texto poético será constituído a partir da leitura de alguns poemas de Meyer, poeta gaúcho de intensa atividade no debate estético e na prática da poesia num momento histórico e literário de variadas modificações tanto no cenário urbano quanto no literário.

AUGUSTO MEYER, THE CHIMNEY AND THE FEUDAL LORD

Augusto Meyer is a Southern Brazilian poet, as we say here, a gaucho poet, whose activity in the aesthetic debate was as intense as his poetic practice at that historical moment, in the 20s, when urban scene was constantly changing as well as the literature. Thus, some of Meyer’s poems are analyzed here focusing the dialogue between his poetic text and the local raw material from those times. This paper attempts to convey Meyer’s writing procedures as it expresses his poetic struggle to deal with urban scenario themes through innovative aesthetic features in the beginning of 20th century. We present his lyrical work Coração Verde (Green Heart), published in 1926.


Palavras-chave


Poesia sul-rio-grandense. Augusto Meyer. Modernismo. Cenário urbano.

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