CRUZ E SOUSA: EMPAREDADO EM SEU POEMA

Andréa Cesco

Resumo


Este artigo busca fazer uma leitura crítica do poema em prosa ―Emparedado‖, do poeta simbolista João da Cruz e Sousa. O longo poema ―Emparedado‖ fecha o volume do livro de poemas em prosa Evocações, de 1898. Este livro, que possui um total de 36 poemas, apresenta, trabalha e explora os problemas sociais e humanos vivenciados pelo poeta, que busca expressá-los através de uma nova forma literária. O ―Emparedado‖ é, segundo boa parte dos críticos, o seu testamento de poeta e de homem. E ainda que escreva não só sobre sua situação pessoal, mas a respeito do sofrimento e da dor de todo ser humano, o poeta enuncia conceitos de arte, para justificar a sua atitude adotada nas letras.

CRUZ E SOUSA: EMPAREDADO EN SU POEMA

Este artículo busca hacer una lectura crítica del poema en prosa ―Emparedado‖, del poeta simbolista João da Cruz e Sousa, considerado y aclamado por los críticos y estudiosos como uno de los más importantes poetas brasileños. El largo poema ―Emparedado‖ finaliza el volumen del libro de poemas en prosa Evocações, de 1898. Este libro, que posee un total de 36 poemas, presenta, trabaja y explora los problemas sociales e humanos vivenciados por el poeta, que busca expresarlos a través de una nueva forma literaria. El ―Emparedado‖ es, según buena parte de los críticos, su testamento de poeta y de hombre. Y aunque escriba no solo sobre su situación personal, sino a respecto del sufrimiento y del dolor de todo ser humano, el poeta enuncia conceptos de arte, para justificar su actitud adoptada en las letras.

 


Palavras-chave


Emparedado. Cruz e Sousa. Poema. Leitura crítica.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.