DE BAUDELAIRE A AUGUSTO DOS ANJOS: IMAGENS DA CIDADE NA LITERATURA

Girvani Seitel, Ricardo André Ferreira Martins

Resumo


Na perspectiva da literatura, as representações do urbano identificam uma reconstrução do mundo sensível que se expressa em discursos e também em imagens evocadas pelo texto literário. É nas páginas da literatura que são representadas as identidades sociais e a constituição do imaginário sobre as cidades modernas. Assim, na passagem do século XIX para o XX, muitos são os escritores que lançam seu olhar sobre a cidade e seu habitante. O artigo analisa as obras poéticas As Flores do Mal (1857), do poeta francês Charles Baudelaire, e Eu (1912), do poeta brasileiro Augusto dos Anjos, buscando detectar versos que revelam a visão destes poetas a respeito das transformações promovidas em duas cidades - Paris e Rio de Janeiro – e em seu habitante com o advento da modernidade.

DESDE BAUDELAIRE HASTA AUGUSTO DOS ANJOS: IMÁGENES DE LA CIUDAD EN LA LITERATURA

La literatura identifica las representaciones de la reconstrucción urbana del mundo sensible que se expresa en discursos y en las imágenes evocadas por el texto literario. Es en las páginas de la literatura que las identidades sociales están representadas, y la constitución imaginaria de las ciudades modernas. Así, en el pasaje del siglo XIX hasta el siglo XX, muchos escritores lanzan su mirada sobre la ciudad y sus habitantes. Este trabajo analiza las obras poéticas As Flores do Mal (1857), del poeta francés Charles Baudelaire, y Eu (1912), del poeta brasileño Augusto dos Anjos, tratando de detectar las líneas que revelan la visión de los poetas acerca de los cambios producidos en dos ciudades - Paris y Rio de Janeiro – y sus habitantes con el advenimiento de la modernidad.


Palavras-chave


As Flores do Mal. Eu. Poesia. Cidade. Modernidade.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.