IDENTIDADE FEMININA EM AMAZONA: DA MARGINALIDADE À ASCENSÃO SOCIAL

Ana Paula Teixeira Porto

Resumo


Este trabalho apresenta reflexões sobre a construção da identidade feminina em Amazona, romance de Sérgio Sant’Anna publicado em 1986. Na construção da identidade feminina de Dionísia, a protagonista do romance, existe um movimento de ação que visa a sair da marginalidade em busca de ascensão, o que fica como uma mera expectativa, pois o final do romance não traz elementos que permitem ao leitor compreender um desfecho positivo para o projeto do personagem. A protagonista dá voz, pelo menos inicialmente, aos excluídos em uma estrutura patriarcal dominada pelos homens, o que é ratificado, na construção narrativa, pela falta de sua voz, pois ao narrador cabe exprimir o que ela teria falado, idealizado, realizado.

LA IDENTIDAD FEMENINA EN AMAZONA: LA MARGINALIDAD Y LA MOVILIDAD SOCIAL

Este artículo presenta reflexiones sobre la construcción de la identidad femenina en Amazona, la novela de Sérgio Sant'Anna, publicado en 1986. En la construcción de la identidad femenina de Dionisia, la protagonista de la novela, hay un movimiento de acción que busca la marginalidad en busca del ascenso, que es una mera expectativa, ya que el final de la novela no aporta elementos que permiten al lector a comprender un resultado positivo para el diseño del personaje. El protagonista da voz, al menos inicialmente, a los excluidos en una estructura patriarcal dominada por los hombres, que ha sido ratificada, en la construcción narrativa, la falta de voz, porque es el narrador para expresar lo que ella hubiera hablado, pensado, hecho.


Palavras-chave


Amazona. Marginalidade social. Identidade feminina.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.