ESTILOS PARENTAIS E CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EXTERNALIZANTE NA ESCOLA

Nadja Olsen, Martha Caroline Henning Geronasso

Resumo


Atualmente vislumbra-se uma demanda considerável de crianças com problemas de comportamento externalizante nas escolas. Considerando a família como sistema fundamental na transmissão de crenças e valores, que influencia diretamente o comportamento da prole, objetivou-se verificar o estilo parental dos pais de crianças com problemas de comportamento externalizante na escola. Assim, o presente artigo foi redigido com base em dados levantados a partir de uma pesquisa de natureza básica e abordagem mista com caráter exploratório, descritivo e explicativo. A coleta de dados foi realizada através do Inventário de Estilos Parentais (GOMIDE, 2011a), e de uma entrevista semiestruturada desenvolvida a partir da revisão literária. Quanto aos resultados no IEP Paterno, 77,7% dos pais da amostra apresentam estilo parental de risco, e 23,3% escores regulares abaixo da média. No IEP Materno, 55,5% das mães possuem estilo parental de risco, 33,4% regular abaixo da média e 11,1% apresentaram escore ótimo. Através da entrevista, foi constatado que as crianças da amostra sofreram punições físicas por vezes sem explicações, medidas corretivas apenas da mãe, broncas repetitivas, pouca conversa, pouca constância nas punições e poucos momentos destinados a brincadeiras e diálogo. Levantando a possibilidade de que nesta amostra em questão haja uma relação entre os problemas de comportamento externalizante apresentado pelas crianças na escola e o estilo parental de seus pais, pois as práticas parentais negativas superam as práticas parentais positivas e a presença de punições físicas mostrou-se ineficiente para extinguir os problemas de comportamento externalizante das mesmas.

Palavras-chave


Estilos Parentais; Problemas de comportamento; Comportamento infantil.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.