AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: GESTÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Neide Pena Cária, Sandra Maria Oliveira

Resumo


Este trabalho traz à discussão as avaliações em larga escala como forma de gestão da qualidade da educação, por meio do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Problematiza-se a utilização dos resultados dessas avaliações como indicador unilateral da qualidade de educação. Discute as variáveis que não são consideradas no cálculo do Ideb ao avaliar as escolas brasileiras e como o mesmo impacta a realidade das escolas; analisa desdobramentos de sua divulgação no âmbito da escola, seus efeitos colaterais na organização e gestão do trabalho docente e seus impactos nas políticas educacionais públicas, denunciando inclusive a terceirização da educação básica às empresas educacionais da iniciativa privada. Trata-se de um estudo analítico que se ampara em aportes legais e teóricos que constituem o Ideb, publicados nos sites oficiais do Governo, como o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC), entre outros, assim como em estudos já publicados sobre o tema. Não se corrobora neste texto da ideia de uma gestão da qualidade de educação atrelada apenas ao desempenho escolar e ao fluxo de alunos, num contexto em que desconsidera-se as condições da escola, incentiva-se a competição e delega-se responsabilização.

Palavras-chave


Avaliação educacional. Gestão. Ideb. Qualidade de educação.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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