A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES: UMA DAS DIMENSÕES DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA

Eliara Zavieruka Levinski, Luciane Spanhol Bordignon

Resumo


O ensino superior tem se tornado, tanto em nível mundial quanto nacional, objeto de vários estudos, configurações e, consequentemente, de legislações, políticas educacionais e produção de pesquisa.  Nesse contexto, um dos desafios a serem enfrentados é a docência no cenário do ensino superior. Este artigo tem como objetivo compreender a inserção profissional na educação superior e a formação continuada dos professores como uma das dimensões da Pedagogia Universitária identificando os saberes necessários para a docência e o papel da universidade no mundo contemporâneo. Os encaminhamentos conclusivos resgatam, no conjunto do estudo, os avanços e os desafios da docência e espera-se que os achados deste trabalho possam contribuir para as reflexões que envolvem a formação continuada dos docentes.

Palavras-chave: Ensino superior. Docência. Pedagogia Universitária.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter