Política de Formação Continuada para a Gestão Escolar e o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

Maria José Ferreira Ruiz, Angelina Harumi Shimysu Jussiani

Resumo


O texto apresenta um breve histórico sobre o curso de pedagogia. Trata da formação inicial e continuada dos pedagogos, discute as políticas de formação continuada para a gestão escolar e apresenta o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, como um programa do governo federal, voltado para a formação em serviço. Utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental, como instrumentos metodológicos. Conclui que a formação para a gestão escolar faz parte da realidade concreta e não é um movimento abstrato. Assim, observa avanços nos dispositivos legais e formais, que apontam para uma melhor formação e para uma maior evidência dada aos professores, nas políticas e programas governamentais. Contudo, contraditoriamente, no âmbito das relações do trabalho formal, aponta para evidências de uma crescente precarização das condições de trabalho, que envolve também diferentes formas de perdas dos direitos trabalhistas, duramente conquistados pelos trabalhadores da educação.

Palavras-chave


Política Educacional. Gestão Escolar. Formação Inicial. Formação Continuada.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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