Cidadania e Escola

Medianeira da Graça Weyh

Resumo


O presente texto pretende tecer algumas considerações so­bre a importância da educação no mundo globalizado. Uma das grandes preocupações dos educadores incide no papel que a escola deverá desempenhar para acompanhar, de for­ma crítica e construtiva, a evolução técnico-científica. Enten­de-se que a educação de qualidade é direito do cidadão, inde­pendente da classe social a que pertença. A competência do aluno se constrói na medida em que o professor fizer de sua sala de aula um verdadeiro laboratório de construção e re­construção do conhecimento, na dinâmica contínua do apren­der a aprender, assumindo não mais a postura de professor "auleiro", mas de alguém que o orienta, coordena, desafia e desperta a curiosidade do educando. É tarefa da escola instrumentalizar técnica e cientificamente os alunos. Cabe à escola e ao professor, em seu trabalho pedagógico, resgatar as raízes histórico-culturais dos diferentes grupos que compõem a sociedade em nível local e regional. Isso demanda uma forma­ção geral sólida, mas também uma formação específica para a inserção do homem no mundo do trabalho. O resgate da cida­dania passa pela qualidade do trabalho pedagógico realizado nas escolas, especialmente pela Escola fundamental.

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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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