Nucleação de escolas de áreas rurais

Carlos Eduardo Moreira

Resumo


O presente artigo trata do agrupamento de escolas rurais no Estado de Santa Catarina, realizado no período de 1997 a 1998, enfatizando a ambigüidade da política de municipalização e a ausência de um debate mais objetivo sobre a educação neces­sária para a população que vive em ambiente rural. A política de municipalização, de um lado, faz parte das reformas estru­turais impostas por agências multi-laterais de desenvolvimento ao governo brasileiro. De outro, temos a conquista da demo­cratização do Poder Público devido à consolidação de canais de participação da sociedade civil organizada. Tal ambigüidade coincide com um conjunto de manifestações favoráveis e des­favoráveis em relação ao processo de nucleação de escolas rurais, o que nos permite afirmar que uma análise mais com­pleta da nucleação deva sempre considerar o contexto especí­fico onde esta foi realizada.


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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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