A FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: NECESSIDADE E PERSPECTIVAS / PHILOSOPHY IN BASIC EDUCATION: NEEDs AND PROSPECTS

Marcio Luis Marangon, Claudir Miguel Zuchi

Resumo


RESUMO: O presente trabalho é o relatório final do Plano de Trabalho do Bolsista “O Professor de Filosofia na Educação Básica: Construindo Experiências do Filosofar ”desenvolvido pelo bolsista Marcio Luis Marangon, que está inserido no projeto de extensão
elaborado e desenvolvido pelo orientador Claudir Miguel Zuchi, que se intitula “A Formação do Docente de Filosofia na Educação Básica: Necessidade e Perspectivas”, que pretendeu oportunizar um espaço de formação docente e de prática pedagógica, tendo em vista as necessidades e perspectivas do estudo e ensino da Filosofia na educação escolar, segundo os parâmetros suscitados a partir do parecer 38/06 do CNE e pela portaria 322/07 do CEEd/RS - que instituem a obrigatoriedade  da filosofia no Ensino Médio.  O texto vem relatar os resultados obtidos durante um ano de projeto que iniciou no mês de Agosto de 2008 e encerrou no mês de Julho de 2009, tendo como local as dependências da URI  (Campus de
Frederico Westphalen), que trouxe como problema principal o paradigma sobre “o que ensinar” e “como ensinar”  a filosofia nas escolas, e buscou possibilitar a interação entre educandos (acadêmicos) e educadores, convidados para relatar suas experiências de trabalho a cada encontro.


Palavras-chave


Filosofia. Educação. Formação.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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