ATAQUE AO PENSAMENTO CRÍTICO E O NASCIMENTO DE UM NICHO NO MERCADO EDUCATIVO.

Verônica Ventorini Ferreira, Berenice Corsetti

Resumo


O ensaio que apresentamos é oriundo de um estudo sistemático sobre a fundamentação ética da educação a partir do Movimento Escola Sem Partido (MESP). Tratamos o assunto, neste texto, a partir do campo das políticas para educação, tomando como referência nosso tempo caracterizado pelas relações entre os setores público e privado, que conferem caráter de mercadoria a direitos básicos do cidadão. A educação, um desses direitos, há muito é permeada por parcerias que desfiguram seu caráter de pilar fundador do Estado de Direito. Ainda observamos um segundo fenômeno, o movimento das ideias pedagógicas descortinado nessas organizações que interferem diretamente na educação. Nossos estudos buscam acessar esse fenômeno observando o modo como se apresenta, estrutura e justifica o Movimento Escola Sem Partido. Em nosso ensaio propomos apresentar a instrumentalização da crítica a Paulo Freire, presente no MESP, como fundamento de sustentação para uma possível parceria público-privada, às custas da dignidade dos profissionais e das instituições de educação básica e superior brasileiras, bem como do pensamento de uma referência planetária no campo educativo e do legado oriundo das teorias críticas.


Palavras-chave


Educação; Ética; Paulo Freire; Escola Sem Partido.

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Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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