A PROBLEMÁTICA DO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSTA DE APLICATIVO COMO FERRAMENTA DE RESILIÊNCIA

Carla Moreira Graça Mello, Patrícia Osório Pereira, Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues

Resumo


O bullying é um problema de saúde pública que causa prejuízos físicos, sociais, afetivos e cognitivos, que devido ao espantoso crescimento se tornou um tema emergente. O presente trabalho tem como objetivos estudar o fenômeno do bullying e propor a criação de um aplicativo que visa aumentar a resiliência ao bullying. Trata-se de uma Revisão Integrativa, realizada na Base de dados do periódico CAPES, nos últimos cinco anos em duas categorias, que correspondem ao ano de aprovação da Lei 13.185 de 6 de novembro de 2015, que instituiu o programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying) e na terceira categoria nos últimos sete anos. Os descritores foram, Bullying and Depressão, Resiliência and Interação Social e Bullying and Intervenções. Após refinamento foram selecionados 20 artigos. As três categorias identificadas foram: Bullying um problema de Saúde Mental (7 artigos); Caminhos para resiliência ao bullying (5 artigos); Propostas de intervenção do bullying  (8 artigos). A pesquisa revelou a importância de novas intervenções de combate, prevenção e de resiliência ao bullying, levando a criação do aplicativo “Humanizar” no intuito de auxiliar a resiliência ao bullying.


Palavras-chave


Resiliência; Bullying; Humanização.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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