A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SEUS REFERENCIAIS TEÓRICOS METODOLÓGICOS: CONSTRUÇÕES A PARTIR DOS DIÁLOGOS ENTRE BRASIL-ÁFRICA / LA PEDAGOGÍA DE LA ALTERNANCIA Y SUS REFERENCIALES TEÓRICOS METODOLÓGICOS: CONSTRUCCIONES APARTIR DE LOS DIÁLOGOS ENTRE BRASIL-Á

Maria de Lourdes Bernartt, Giovanna Pezarico

Resumo


O artigo objetiva apresentar resultados iniciais de pesquisa vinculados a Projetos desenvolvidos no âmbito do Programa
de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR)
da UTFPR Câmpus Pato Branco envolvendo alunos africanos
participantes do Programa de Iniciação Científi ca – PIC – Programa de Incentivo à Formação Científi ca de Alunos de Moçambique, Angola e Cabo Verde (PFMCA/PROFOR), nos anos de 2010, 2011 e 2012. Os alunos, juntamente com seus professores orientadores, têm realizado estudos sobre a Pedagogia da Alternância como método pedagógico utilizado nas Casas Familiares Rurais e do Mar, no sul do Brasil. As visitas em CFRs e do Mar, bem como em prropriedade rurais e a famílias de pescadores demonstraram que a Pedagogia da Alternância contribui para o desenvolvimento acadêmico dos jovens, bem como na melhoria das famílias, nas condições de vida nas propriedades rurais e nas atividades pesqueiras.

Palavras-chave


Pedagogia da Alternância; Referenciais Téoricos e Metodológicos; Brasil-África.

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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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