PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL / EDUCATIONAL PRACTICES IN ELEMENTARY SCIENCE TEXTBOOKS

Ana Carolina Lima Fernandes, Roque Ismael da Costa Güllich, Janice Silvana Novakowski Kierepka

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa em livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental que busca analisar como as atividades didáticas são tratadas pelos livros. A análise de conteúdo documental nos permitiu reconhecer 17 diferentes tipologias de atividades didáticas mencionadas nos livros. A discussão acerca da melhoria e de novas possibilidades de uso deste recurso emergiu da análise dos livros a fi m de entender os caminhos didáticos e suas interfaces, permitindo e colaborando para que o aluno formule suas ideias e críticas a partir dos conteúdos abordados.

*

ABSTRACT: This article is the result of research on elementary school science textbooks, which seeks to analyze how the learning
activities are handled by these books. A content analysis of documents allowed us to recognize 17 different types of educational activities mentioned in the books. The discussion about the improvements and new possibilities of using this feature emerged from the analysis of the books in order to understand teaching options and their interfaces, which may enable students to formulate their ideas and criticisms based on the studied contents.


Palavras-chave


Livro Didático. Práticas Pedagógicas. Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter