A EDUCAÇÃO RURAL NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: UMA HISTÓRIA DE CONFLITOS E CONTRADIÇÕES / EDUCATION IN RURAL EDUCATION LEGISLATION BRASILEIRA: A HISTORY OF CONFLICTS AND CONTRADICTIONS

Luci Mary Duso Pacheco, Danilo Romeu Streck

Resumo


O presente estudo busca refletir a trajetória da educação rural na legislação brasileira, com o objetivo de identificar os conflitos e contradições que se estabelecem na relação entre o texto da lei e a pratica cotidiana das escolas e professores rurais. Para tanto,
utilizou-se da pesquisa documental como metodologia de apreensão da legislação e, com base nas informações obtidas, realizou-se uma análise do texto relacionado diretamente com o
contexto das práticas escolares4. Em que pese as informações auferidas, foi possível constatar que a educação rural sempre esteve atrelada a ditames urbanistas, não tendo, ao longo da
história, um projeto próprio que pudesse garantir-lhe um lugar de destaque na formação de sujeitos capazes de valorizar e respeitar a sua própria cultura e identidade. Durante essa trajetória, surgiram tentativas de contemplar nas legislações o espaço rural, mas, em pleno desenvolvimento urbano-industrial, com todos os esforços e investimentos voltados para esse fim, essas ações não se efetivavam na prática, aprofundando ainda mais a dicotomia entre rural e urbano.

Palavras-chave


Educação Rural, Legislação Educacional, Contradições.

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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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