POR DENTRO DA ESCOLA: CONTRADIÇÕES VIVIDAS POR PROFESSORES E ALUNOS NA CULTURA DA INCERTEZA / INSIDE THE SCHOOL: CONTRADICTIONS FACED BY TEACHERS AND STUDENTS IN THE CULTURE OF UNCERTAINTY

Arnaldo Nogaro, Lucina E. C. Francio

Resumo


O texto “Por dentro da escola: as contradições vividas por professores e alunos na cultura da incerteza”, tem sua gênese em um projeto de pesquisa e tem objetivo refletir sobre
o papel da escola e do professor na contemporaneidade. O cenário atual, com suas contradições e transformações, reaquece o debate em torno da instituição escola e de seus protagonistas. Não basta o acesso à escola, é necessário que o aluno aprenda, adquira saberes e conhecimentos, desenvolva habilidades que lhe permitam construir-se como ser humano e também preparar-se para enfrentar os desafios que suscitam neste novo contexto. A tradição da escola está assentada na cultura da certeza, mas ela se depara com a necessidade de trabalhar voltada para a cultura da incerteza, característica maior dos tempos atuais. Como ela
desenvolverá seu trabalho? Quais dificuldades enfrenta e enfrentará? O que está reservado ao professor? O que se espera do aluno? Os questionamentos são infinitos e a busca por respostas tem tirado o fôlego de educadores, teóricos, pensadores que se perguntam sobre qual a responsabilidade e parcela de contribuição que pais, professores e alunos devem dar naquilo
que denominamos educar as novas gerações.

Palavras-chave


Incerteza. Escola. Professor.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter