A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E O CONTEXTO POLÍTICO NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Juliane Claudia Piovesan, Lucí dos Santos Bernardi

Resumo


A formação continuada dos professores e o contexto político nacional da Educação Infantil são as reflexões do presente estudo. Questiona-se: o que é formação continuada? Quais as políticas públicas educacionais que balizam o contexto da formação, em especial, na Educação Infantil? Considerando estes aspectos, o artigo propõe mostrar algumas concepções de formação continuada, seus contextos, conceitos e aportes legais. Para tal, fundamentou-se na pesquisa bibliográfica de autores como Alarcão (1998), Arroyo (2001), Demo (2007), Freire (1976, 1992, 1993, 1996), Frigotto (2009), Giroux (1997), Kramer (1994, 2001, 2002, 2005), Nóvoa (1991, 1995), Oliveira (2005), Pimenta (1994), entre outros, que em seus estudos contemplam a formação continuada e o diálogo com as políticas educacionais. Nessa perspectiva, é possível afirmar a necessidade de associar as políticas de formação com políticas efetivas de valorização do educador, entendendo-a com um processo contínuo de busca pela qualidade da educação. O artigo, de cunho bibliográfico, discorre sobre a formação docente, detendo-se de forma mais específica na continuada, refletindo seus conceitos, seus significados e seus processos. Destaca um recorte de políticas educacionais que sublinham aspectos da Educação Infantil, nos contextos da Infância e do processo formativo continuado. Nessa perspectiva, é possível afirmar a necessidade de associar as políticas de formação com políticas efetivas de valorização do educador, entendendo-a com um processo contínuo de busca pela qualidade da educação. Ainda, sendo um tempo e um espaço coletivo e dialógico, de compartilhar conhecimentos e experiências, da construção de saberes que permitem movimentar o contexto prático, intencionando e modificando com novos processos, olhares, perspectivas, sonhos e esperanças.


Palavras-chave


Formação Continuada; Política Educacionais; Docência; Educação Infantil.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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