A PRESENÇA DE FREIRE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONSTRUÇÃO DE SABERES DIALÓGICOS E FILOSÓFICOS / FREIRE´S PRESENCE IN TEACHER FORMATIION: THE CONSTRUCTION OF DIALOGIC AND PHILOSOPHICAL KNOWLEDGE

Elisabete Cerutti

Resumo


O presente artigo se destina à reflexão sobre a formação do professor, tendo como fundamentação teórica e filosófica o educador Paulo Freire, evidenciando a elaboração conceitual sobre o ato dialógico do educador. O referido artigo, possui em seu campo teórico saberes que tratam da presença significativa de Freire, como educador capaz de pensar a interação entre conhecimento e realidade, bem como, a necessidade de construir a
rigorosidade conceitual nos cursos de formação de educadores, no que tange sua postura filosófica, tendo em vista seu papel de educador enquanto agente de mudança na atual sociedade. Entender a formação do pedagogo como processo de construção de saberes pedagógicos e filosóficos, com base na pedagogia freireana, permite, ainda, verificar seu processo de construção do referencial teórico evidenciando a categoria dialógica e como esta
se traduz em sua prática.

Palavras-chave


Formação do professor. Diálogo. Paulo Freire

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter