A LITERATURA JUVENIL ATINGE OS HORIZONTES DE EXPECTATIVAS DOS LEITORES CONTEMPORÂNEOS?

Adriane Ester Hoffmann, Elisângela Bertolotti

Resumo


O presente estudo evidencia a literatura juvenil e os leitores contemporâneos. Para efetivar essa relação, discutiu-se em que medida a estética da recepção auxilia para ressignificar o texto. Com essa propositiva, objetivou-se discorrer sobre a literatura juvenil, os leitores contemporâneos e a estética da recepção como uma possibilidade de auxílio à analise textual. Assim, o arcabouço teórico deste trabalho está pautado nos pressupostos dos autores Colomer (2003), Cosson (2006, 2014), Santaella (2013, 2015), Jauss (1994, 1989), Gadamer (1989), Iser (1979) e Dalcastagnè (2012). A partir disso, a escolha pela obra Ardente Amor & outras histórias, mais especificamente pelo conto “Ardente Amor”, de Roberto Bittencourt Martins, publicado em 1997, foi feita na tentativa de explicitar se o leitor é instigado a interagir com a trama literária.  Assim, ratifica-se que este trabalho consiste na construção de uma relação significativa entre leitor e texto, cujo diálogo permite novas concepções de sentido. Também, que na contemporaneidade, a literatura juvenil enuncia-se heterogênea, apresentando novas vozes, o que proporciona ao leitor mais atitude diante da leitura.


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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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