INSPIRAÇÕES DE LICENCIATURAS INDÍGENAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Resumo
A partir de pesquisa de doutorado sobre potencialidades e desafios de licenciaturas indígenas, o presente trabalho aborda potenciais desses programas no sentido de inspirações para renovações em sistemas e práticas de ensino da educação básica e superior, bem como na formação docente. A metodologia seguiu a perspectiva qualitativa cartográfica, em uma composição constituída pela leitura e análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e acompanhamento participativo em atividades de licenciaturas indígenas de diferentes regiões do Brasil e da Colômbia. As leituras de projetos pedagógicos, observações, atuações, conversações e escutas mostraram a consolidação de princípios importantes que têm sido teorizados para a educação, mas que ainda enfrentam dificuldades na sua consolidação prática e continuada no ensino convencional, como interdisciplinaridade, transversalidade, interculturalidade, envolvimento comunitário, participação, uso de diversas linguagens artísticas e relação com a realidade local. O texto aborda esses elementos com a apresentação de sistemas curriculares fundamentados em temas transversais, temas contextuais, currículo pós-feito e projeção comunitária, concretizados principalmente por meio da aprendizagem pela pesquisa. Essas propostas são discutidas junto ao diálogo com o pensamento complexo, através da obra de Edgar Morin, tendo como objetivo mais amplo a reflexão em direção ao direito a educações humanizadoras e emancipatórias.
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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.