DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS NOS PROJETOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA / NATIONAL GUIDELINES FOR TEACHER TRAINING IN BASIC EDUCATION: IMPACTS OF UNDERGRADUATE PROGRAMS PROJECTS
Resumo
O presente artigo é resultado dos estudos desenvolvidos a partir do projeto de pesquisa: Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica: impactos nos projetos dos cursos de licenciatura. Propõe-se a investigar quais os impactos causados nos projetos dos cursos de licenciatura URI, a partir das proposições contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de professores da Educação Básica, tendo em vista
compreender em que medida as reformulações curriculares poderão contribuir ou não com uma melhor formação do futuro professor. O estudo é de cunho qualitativo e utilizou, como
instrumento para coleta de dados, questionários. Dados iniciais nos mostraram que as expectativas da maioria dos alunos ainda é por uma formação que contemple mais as questões específicas envolvendo os conteúdos que eles irão ensinar. Nesse sentido a ideia de domínio de conteúdos e transmissão de saberes ainda mostra raízes muito profundas.
compreender em que medida as reformulações curriculares poderão contribuir ou não com uma melhor formação do futuro professor. O estudo é de cunho qualitativo e utilizou, como
instrumento para coleta de dados, questionários. Dados iniciais nos mostraram que as expectativas da maioria dos alunos ainda é por uma formação que contemple mais as questões específicas envolvendo os conteúdos que eles irão ensinar. Nesse sentido a ideia de domínio de conteúdos e transmissão de saberes ainda mostra raízes muito profundas.
Palavras-chave
Diretrizes. Formação de professores. Licenciaturas.