TRAJETÓRIAS ESPORTIVAS, ESCOLARES E DE VIDA UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Guilherme Gritti Pauli, Jaqueline Moll

Resumo


O presente trabalho é parte do projeto de dissertação intitulado “Trajetórias esportivas, escolares e de vida: histórias de ex-atletas de futebol profissional”, mais precisamente seu estado do conhecimento. Para elaboração do mesmo foram consultadas as seguintes bases de dados: Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPED), do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e da Scientific Electronic Library Online (Scielo). Os descritores utilizados para a coleta foram “Ex-jogadores de futebol AND inclusão social”; “Jogadores de futebol AND inclusão social”; “Ex-jogadores de futebol AND educação”; “Jogadores de futebol AND educação”; “Futebol AND educação”, sendo consideradas as publicações de 2011 até 2021. As publicações selecionadas foram divididas em 2 grupos distintos, um com os achados diretamente relacionados ao tema de pesquisa com 7 publicações selecionadas, sendo todas dissertações ou teses, e o outro grupo com publicações indiretamente relacionadas ao tema de pesquisa porém com potencial relevante de colaboração com o estudo. Neste segundo grupo foram encontrados 14 trabalhos, entre eles artigos, dissertações e teses. As pesquisas indicam que para a grande maioria dos jovens e adolescentes que investem na carreira de futebol, a formação escolarizada não é uma prioridade e que é grande a dificuldade de conciliar treinamentos e escola.


Palavras-chave


Ex-jogadores Profissionais de Futebol. Educação Escolar. Inserção Social. Período Pós-carreira.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter