REGIMENTO ESCOLAR: DIÁLOGOS FOULCAULTIANOS, MAFFESOLIANOS COM FAZENDA E POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES DE LEITURA.

adriana mota almeida, helio passos medrado

Resumo


Resumo: O presente artigo faz parte da construção da  tese de doutorado intitulada  “Os espaços micro da instituição escolar no cotidiano:   entre o texto e o contexto das violências- possibilidades interdisciplinares de intervenção”, e é resultado das construções, desconstruções e reconstruções do PODIS(Grupo de Pesquisa Poder e Disciplinamento da cidade de Sorocaba-SP), que estuda a interdisciplinaridade e as violências concreta, simbólica e intermediária nos seus referidos contextos. Este artigo objetiva verificar e analisar criticamente peculiaridades do documento Regimento Escolar, nos contextos das instituições escolares. A instituição escola, palco fértil de conflitos entre atores adultos, crianças, jovens, o tempo todo depara-se com situações peculiares de agressividade, depredação do patrimônio, entre outras colocando em risco o outro, nas quais o adulto é imperativamente chamado a intervir, levando-os às possíveis aplicações (e complicações)das  punições previstas no Regimento, visto que, sendo um documento de caráter puramente intersubjetivo, deveria ser do conhecimento de todos os atores protagonistas escolares interessados, com papéis definidos na sociedade de controle disciplinar, e de fato ser ferramenta e possibilidade fértil de estudos enfáticos, alimentando e subsidiando as propostas de trabalho no âmbito escolar, palco das relações humanas cotidianas e vindo a ser um facilitador na promoção do jogo das diferenças  sociais, sem ganhadores e ou perdedores. “O jogo da diferença, longe de empobrecer, enriquece. Afinal, uma composição desse tipo pode participar de uma melodia social de ritmo talvez um pouco mais brusco, mas não menos dinâmico.” (Maffesoli, 2010, p.39).

Palavras-chave: regimento escolar. violências. Disciplinaridade. interdisciplinaridade.


Palavras-chave


educação;práticas educativas;gestão escolar

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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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