FORMAÇÃO PESSOAL E DOCENTE: O ACESSO PELA VIA CORPORAL

RODRIGO JOSÉ MADALÓZ, Graciela René Ormezzano

Resumo


O texto suscita a reflexão em torno da formação de educadores de educação infantil e anos iniciais destacando a via corporal como uma possibilidade de formação pessoal e docente. O interesse pela temática surgiu a partir das constantes participações em encontros de formação de professores de educação infantil e anos iniciais em diferentes contextos e espaços em situações de intervenção onde o foco central tornou-se a educação corporal dos professores e a necessidade que esses sentiam em vivenciar e experimentar as práticas corporais a fim de agregá-las a sua atividade docente com crianças, por assim entender que em seu processo de formação foram deixadas lacunas em relação à educação corporal. Tem caráter bibliográfico e está assim organizado: apresenta inicialmente a trajetória formativa do autor como educador e a relação deste com os diferentes espaços educativos; em seguida, busca reconstruir conceitos-chave em torno da formação docente, dentre eles, a ideia de formação inicial, de formação continuada e de formação permanente e por fim, aborda uma proposta de formação pessoal a partir do viés corporal

Palavras-chave


Educação. Formação. Docência. Corpo

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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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