RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA AÇÃO EDUCATIVA EM UM HOSPITAL NO TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS

Ana Meline Almeida, Patrícia Costa dos Santos da Silva

Resumo


RESUMO: No cenário atual, constata-se que formar cidadãos críticos e, como consequência, trabalhadores críticos e competentes, é uma necessidade de grande relevância, devido às exigências do mercado de trabalho. Por esta razão, justifica-se a mudança dos modelos tradicionais de educação para modelos em que o uso de metodologias ativas envolva os discentes em problemas a serem resolvidos, a fim de não serem mais meros espectadores, mas sim, participantes na resolução de problemas. Nesse sentido, o presente relato de experiência obteve como objetivo primordial o desenvolvimento uma ação educativa junto aos usuários do sistema de saúde em sala de espera baseado no Arco de Maguerez a partir de uma proposta da disciplina do segundo período do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no ano de 2019. Na ação foi utilizada uma dinâmica de caráter participativo, realizada no dia 10 de junho de 2019, nas dependências do Hospital de Clínicas da UFU. A realização da ação proporcionou aos futuros enfermeiros vivenciarem o desafio de planejar e desenvolver uma atividade com um grupo de pessoas em sala de espera. Este desafio foi importante para agregar conhecimentos, além de oferecer oportunidade de discutir e ouvir os as dúvidas dos pacientes em relação aos conhecimentos prévios acerca da doença diabetes.


Palavras-chave


Enfermagem. Diabetes. Educação e Saúde. Cuidado. Adesão ao tratamento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

ISSN 2317-6075