Gêneros textuais: proposta de ensino a partir de HQs

Adriane Ester Hoffmann, Marinês Ulbriki Costa

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta teórico-metodológica de história em quadrinhos (HQs), caracterizando-a como gênero textual. Sendo assim, o texto está dividido em três partes: inicialmente, apresentamos os conceitos de gêneros e de tipos textuais, a partir das concepções de Bakhtin (2003) e segundo as noções de Marcuschi (2008). Na sequência, demonstramos a possibilidade de uma prática pedagógica centrada em uma sequência didática sobre o gênero em evidência, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Mendonça (2002) e Dolz;Noverraz; Scheuwly (2004). Posteriormente, sugerimos uma
proposta metodológica a partir da estrutura e das características das HQs como gênero, tendo como base os pressupostos teóricos de Iannone (1994) e Mendonça (2002). Na tentativa de legitimar a prática dos gêneros textuais na escola, optamos por uma narrativa da personagem Do contra, pertencente à Turma da Mônica, do escritor Maurício de Souza. Acreditamos que a presença do gênero HQs nas escolas seja de suma importância, pois reconhecer e utilizar o recurso da quadrinização como ferramenta pedagógica parece impor-se como necessidade em uma época em que a imagem e a palavra associam-se para a produção de sentido nos diversos contextos comunicativos.

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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