LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Gisele Maria Costa Souza, Marcela de Almeida Abreu

Resumo


O presente trabalho analisou a percepção na representação do feminino e masculino nas lendas do folclore brasileiro com crianças do 3° ano do primeiro ciclo do ensino fundamental em uma escola pública da Baixada Fluminense localizada no Município de Seropédica do Estado do Rio de Janeiro. Especificamente procurou-se identificar entre personagens masculinos e femininos a percepção da criança nas características e comportamentos socialmente atribuídos às mulheres e aos homens na história. A metodologia baseou-se na contação de histórias, nos desenhos infantis e na mostra de figuras que segundo a visão da criança pudesse representar aquele(a) personagem da lenda contada. A maioria dos resultados apontou para as características  de beleza em acordo com o padrão da sociedade do século XXI inspirado no corpo musculoso para homens, e para mulheres  cabelos longos. Finalmente, constatou-se que também nas lendas, são reproduzidos padrões sexistas e preenchem tanto o espaço coletivo quanto o particular


Palavras-chave


Folclore Brasileiro; Criança; Gênero

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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