Articulação texto-fonte e reformulação parafrástrica em texto de conclusão do curso de Letras

Rosângela Alves dos Santos Bernardino

Resumo


Neste trabalho, estudamos os tipos de paráfrases utilizados por alunos do curso de Letras, na reformulação de um texto-fonte, em seção de fundamentação teórica de monografias de conclusão de curso, com o intuito maior de entendermos como acontece o processo de reformulação textual na produção desse gênero. Sobre paráfrase, fundamentamonos em Fuchs (1982), Charaudeau e Maingueneau (2006), Fávero et al (2007), Hilgert (2002 2006); e, sobre gêneros, em Bakhtin (2003) e Maingueneau (1998; 2001). Para a análise do corpus constituído de 19 monografias, utilizamos categorias definidas por Hilgert (2002; 2006), a expansão, a condensação, o paralelismo. Os resultados evidenciam o uso mais predominante do paralelismo (69,45% das ocorrências), cuja manifestação caracterizou-se pela repetição léxico-sintática de fragmentos do texto-fonte. Concluímos que a alta incidência
do paralelismo parafrástico mostrou-se como uma indicação de que o aluno ainda não domina os modos de produção e circulação dos gêneros discursivos proferidos na esfera acadêmicocientífica.

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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