ALMANAQUES DE FARMÁCIA NO BRASIL: DISCURSOS SOBRE CORPO E SAÚDE

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Beatriz Fernandes Caldas

Resumo


O artigo dedica-se ao estudo do funcionamento discursivo de almanaques de farmácia editados na década de 1940. O período é marcado pelo início da industrialização, no Brasil, da variados produtos, entre eles os remédios. Os referidos almanaques além de divulgarem os produtos farmacêuticos dos laboratórios, veiculam ideais de saúde, felicidade, força e beleza atrelados aos fármacos. O interesse em analisar esse material partiu uma questão: como o corpo do homem, da mulher e da criança são discursivizados nos almanaques? A partir da fundamentação teórica da Análise do Discurso, este trabalho pretende averiguar como certa visão de ciência útil, de forte orientação positivista, circula nos almanaques novecentistas e constrói certa imagem discursiva de corpo (do homem, da mulher e da criança). Também se busca identificar as relações entre a divulgação dos fármacos com uma formação ideológica nacionalista que apregoava o progresso da nação. 


Palavras-chave


Almanaques; Saúde; Fármacos; Corpo.

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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