PROFESSORES E PANDEMIA: O MESMO E O DIFERENTE NA PROFISSÃO
Resumo
Neste artigo, problematizamos o tema da docência na pandemia. Tomamos, para análise discursiva, pronunciamentos feitos pelas estudantes de um curso presencial noturno de Pedagogia, as quais atuam em turmas da Educação Básica, a partir da questão o que é ser professor em tempos de pandemia. O desenho da pesquisa foi construído tendo em vista a perspectiva qualitativa. O suporte teórico é a Análise de Discurso materialista. Propondo diálogos com a área da Educação, buscamos significar o professor e a profissão atualmente, com fundamentação em autores dessa área, considerando as transformações contemporâneas determinadas pelas tecnologias de comunicação e da informação e, em especial, o ensino remoto síncrono e assíncrono. O corpus empírico compreendeu entrevistas semiestruturadas para a constituição do corpus analítico. A análise mostrou efeitos de sentido interpretados que perpassam paráfrases e polissemias em relação ao professor e a sua profissão em contexto pandêmico.
Palavras-chave
Profissão professor. Docência na pandemia. Curso de Pedagogia. Análise de Discurso.
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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X