Corpo e narrativa: a cena contemporânea, o caso Hatoum e um pequeno roteiro para prospecções futuras

Pedro Dolabela Chagas

Resumo


Entendendo que a representação do corpo não foi majoritariamente importante para a narrativa moderna, procuraremos apreciar a peculiaridade de Milton Hatoum como um exemplo contraposto a essa tendência. A partir de comparações com outros romancistas contemporâneos (Roth, Pynchon, Saramago, Tavares, Sant’Anna) e com modos específicos de tratamento do corpo (o corpo como “objeto” e como “política”), demonstraremos, em Hatoum, a presença de um corpo “simplesmente corpo”: um corpo que, ao ser apresentado ao leitor, se revela como a materialização de acontecimentos do enredo (no contexto particular da cidade de Manaus), além de passar a determinar os seus acontecimentos subseqüentes. Trata-se de um corpo que não se dissocia dos personagens e na matéria narrada – tornando-se não um acessório, mas sim um elemento decisivo para a construção romanesca. A partir dos exemplos trabalhados, o texto concluirá com um pequeno roteiro para a investigação do possível “retorno” do corpo à narrativa contemporânea.

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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