BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA
Resumo
Este trabalho tematiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Finais, discutindo, especialmente, a concepção de leitura que subjaz o documento para o componente Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental, focalizando a abordagem sobre novos gêneros digitais, com o intuito de contribuir nas pesquisas voltadas à inovação do ensino de práticas de linguagem. Com a pesquisa bibliográfica realizada, constata-se a necessidade de desenvolver no ensino da Língua Portuguesa práticas de linguagens voltadas ao aprofundamento da reflexão crítica, à capacidade de abstração e ao desenvolvimento do potencial analítico na formação de leitores. Revela-se, desta forma, a necessidade de repensar metodologias que promovam o trabalho com as tecnologias digitais a fim de desenvolver os letramentos múltiplos para que os alunos sejam capacitados ao uso ético e crítico do contexto digital, essencialmente, através dos gêneros digitais.
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