O PERCURSO INTERPRETATIVO DE O RESTO É SILÊNCIO

Luciana Boose Pinheiro

Resumo


A obra literária, depois de publicada pelo autor, já não lhe pertence, pois ganha o mundo pelas interpretações dos leitores. Os críticos literários, aqui tratados como leitores especializados, desempenham importante papel na valoração e na significação da obra a partir de suas avaliações. Talvez, isso justifique a perenidade da obra de arte literária e também sua capacidade de ressignificação, aliada à genialidade do escritor. Este artigo busca descrever o percurso literário da obra O resto é silêncio, do escritor cruz-altense Erico
Verissimo desde o seu lançamento até a década de 1990 a partir da recepção da crítica literária. Situada em posição intermediária na produção de Erico, suportou a sombra projetada pelo O tempo e o vento e tomou independência interpretativa como esse estudo denota.

EL RECORRIDO DE INTERPRETACIÓN DE LA NOVELA O RESTO É SILENCIO

La obra literaria, después de publicada por el autor, ya no le pertenece, pues gana el mundo debido a las interpretaciones de los lectores. Los críticos literarios, en el presente ensayo, considerados como
lectores especialistas, juegan importante papel en la valoración y la significación del texto literario a partir de sus evaluaciones. Quizás, ello justifique la permanencia de la obra de arte literaria y también su capacidad de resignificación. Así, este artículo busca describir el trayecto literario de la novela O resto é silêncio, de Erico Verissimo, desde su publicación hasta la década de 1990, bajo la recepción de la crítica literaria. Ubicada en posición intermedia en la producción de Erico, dicha novela soportó la sombra proyectada por O tempo e o vento y se independizó interpretativamente como busca mostrar el presente estudio.


Palavras-chave


Crítica literária. Erico Verissimo. O resto é silêncio.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.