Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual

Adriane Ester Hoffmann, Ivete Santina Caeran Bossoni, Marilúcia Fornari, Marta Luiza Marion, Vildes Mulinari Gregolon

Resumo


Este trabalho é caracterizado por uma pesquisa de campo, envolvendo escolas públicas e particulares de Frederico Westphalen, de 5a a 8a séries. Essa tarefa investiga o uso das classes e funções gramaticais nesses estabelecimentos de ensino.
Após a realização da pesquisa de campo, o grupo apresenta uma proposta que prioriza o texto como ponto de partida para o tratamento das questões gramaticais. Sua fundamentação teórica postula os paradigmas tradicional, estrutural, gerativo e textual.
Assim, o objetivo desse trabalho é uma tentativa de reflexão sobre fatos da língua em uma concepção metodológica que considera o texto como unidade fundamental para o ensino da língua materna.
O presente artigo aborda somente a unidade da proposta metodológica para classes e funções gramaticais através de textos.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

 Resultado de imagem para logo diadorim