TATUAGEM: O CORPO COMO LIVRO VIVO, UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTO “O TEXTO TATUADO” DE SÉRGIO SANT’ANNA E O FILME “O LIVRO DE CABECEIRA” DE PETER GREENAWAY

Raul Ignacio Arriagada

Resumo


O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise intertextual da obra O texto tatuado (conto) de Sérgio Sant'Anna e o filme O livro de cabeceira de Peter Greenaway. A análise entre as obras se faz pertinente por abordarem um tema comum: a tatuagem. Contudo a tatuagem a que Sant'Anna e Greenaway se referem não é uma tatuagem comum, é de expressão literária. Ambos os artistas exploram em suas obras o corpo humano como um campo de expressão no qual sensualidade, sexualidade e literatura andam juntas e é difícil separá-las. A tatuagem e a literatura ganham nestas duas obras uma dimensão que este artigo procurará estudar.

Palavras-chave


Literatura; Cinema; Intertextualidade; Sexo

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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