UM OLHAR PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA FRONTEIRA BRASIL/URUGUAI EM UM CONTEXTO ESCOLAR MULTILÍNGUE

Valesca Brasil Irala, Bruna Antunes

Resumo


O presente trabalho toma os princípios da pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, com o objetivo de buscar compreender o papel da Língua Portuguesa em um contexto escolar multilíngue na fronteira Brasil/Uruguai. Focalizamos uma escola particular uruguaia bilíngue (Espanhol e Inglês), situada em Rivera (Uruguai), cidade gêmea com Santana do Livramento (Brasil/RS). Sob tal foco, observamos a proposta curricular da escola para o ensino de Português e fizemos algumas inferências e considerações sobre tal proposta. Também, analisamos a percepção dos alunos da escola sobre a importância da Língua Portuguesa em suas vidas. A pesquisa se desenvolve com ênfase em uma perspectiva teórica que implica questões de currículo, subjetivação e identificações, entre outras teorias. Em face disso, espera-se que, por meio deste trabalho, seja possível contribuir para uma reflexão cuidadosa sobre a condição do contexto escolar multilíngue na fronteira Brasil/Uruguai.


Palavras-chave


Ensino de Português. Fronteira. Multilinguismo.

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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