PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
Resumo
Este trabalho tematiza a leitura e os multiletramentos no contexto escolar do Ensino Médio. O objetivo é propor a análise de uma imagem que circula nas redes sociais: Picasso e Dalí pintando um ovo, de David Vela, visando aplicar a atividade na sala de aula. O estudo justifica-se porque é visível o ritmo acelerado devido às novas tecnologias – TICs, exigindo da escola a necessidade de incluir em seus currículos novos letramentos já que isso tem gerado novas formas de leitura e interação, e, consequentemente, novos gêneros discursivos e/ou hibridização dos já existentes. A base teórica do estudo fundamenta-se principalmente nos seguintes autores: Bakhtin (2016), Rojo (2012) e Santaella (2004, 2010, 2013). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado parcial, destaca-se a utilização de estilização no ensino de língua materna como um dos tipos textuais que pode auxiliar no processo de desenvolvimento da leitura significativa, em especial letramento/multiletramento de alunos no Ensino Médio.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.


Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X
