Os Aspectos Cognitivos e a Linguagem Verbal: Uma Interação dos Esquemas Simbólicos

Risonete Lima de Almeida

Resumo


Neste trabalho apresento considerações sobre o processo de aquisição da linguagem à luz de abordagens teóricas que refletem diferentes concepções de sujeito e de linguagem. O artigo contempla o conhecimento lingüístico da criança a partir de enfoque construtivista e estudos sobre a interação social e o aparato orgânico funcional.
Objetiva-se, com este estudo, discutir de forma conceitual e analítica o percurso que a criança percorre para a aquisição da linguagem verbal e a construção de habilidades que acionam dados cognitivos e lingüísticos. A discussão sobre a interação da criança com os esquemas simbólicos, como condição para o desenvolvimento cognitivo e para a aquisição das primeiras palavras legitima a opção teórica pela psicogenética piagetiana
porque considera a interlocução social e a atividade estruturante da criança.


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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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